Foram realizadas diversas apreensões por descaminho, ontem (17/08) em Santo Antônio do Sudoeste – PR. Ao todo foram apreendidas 179 caixas de vinho argentino em três ações diferentes da polícia e 460 litros de óleo diesel em outra situação.
Óleo Diesel é apreendido
Por volta das 09hs15min, a equipe da PM, em patrulhamento pela Av. Percy Schreiner e Av. Ramalho Piva, visualizou um veículo rebaixado, aparentando estar carregado.
Foi realizada a abordagem e revista pessoal no condutor e demais passageiros. Porém, nada de irregular foi constatado. Já em revista veicular foram encontrados 23 galões de óleo diesel, cada um contendo 20 litros, totalizando assim 460 litros.
O condutor disse ter adquirido o combustível na Argentina e adentrado para o Brasil por passagens clandestinas. Diante dos fatos, conforme orientação, o veículo e a mercadoria foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal. Os envolvidos foram liberados.
13 caixas de vinho foram apreendidas na BR-163
Por volta das 12hs20min, em abordagem no trevo de Acesso de Pranchita-PR, na Rodovia BR-163, foi visualizado um veículo com a traseira rebaixada, aparentando estar carregado.
Diante da suspeita, foi realizada a abordagem deste, o qual estava sendo conduzido por um homem e tinha de passageiro outro homem. Nada de ilícito foi encontrado com eles.
Em revista veicular, foi localizado no bagageiro 13 caixas de vinhos da marca Dv Catena, oriundos da Argentina, cada caixa contendo 4 garrafas, totalizando 52 garrafas.
Perguntado a eles onde adquiriram a mercadoria, ambos relataram que adentraram o país vizinho pela Aduana, efetuaram a compra, e retornaram pela Aduana. Mas não fizeram a declaração de compra na Receita Federal.
Em vista dos fatos, o veículo e a mercadoria foram apreendidos pelo Crime de Descaminho e encaminhados à Receita Federal. Os dois homens envolvidos no crime, conforme orientação, foram liberados após a confecção do B.O.U. e responderão pelo crime em liberdade.
Argentinos transportavam 660 garrafas de vinho
Por volta das 12h30min, uma denúncia anônima informou que três veículos estavam saindo de Santo Antônio do Sudoeste sentido a Ampére, sendo que dois estavam carregados e um seria o batedor. Assim, foi abordado nas proximidades do trevo da comunidade de São Pedro Florido, dois veículos, ambos conduzidos por homens de nacionalidade Argentina.
Em revista pessoal em ambos os condutores, nada de ilícito foi encontrado. Já em busca veicular, foi constatado que estavam carregados com caixas de vinho oriundos da Argentina.
Em um veículo foram localizadas 58 caixas com 6 garrafas de vinho da marca Dv Catena, totalizando 348 garrafas, e no outro foram localizadas 52 caixas com 6 garrafas de vinho da mesma marca, totalizando 312 garrafas. Ao todo foram apreendidas 660 garrafas.
Perguntado a eles onde adquiriram a mercadoria, ambos relataram que apenas foram contratados para conduzir os veículos, que estavam no Auto Posto Foquesatto até Ampére, no primeiro posto de combustível da cidade. Diante dos fatos os veículos e a mercadoria foram apreendidos pelo Crime de Descaminho e encaminhados à Receita Federal.
Os dois homens envolvidos no crime, conforme orientação, foram liberados após a confecção do B.O.U. Quanto ao terceiro veículo abordado pela equipe de serviço de Ampére, sendo que em revista pessoal e veicular nada de ilícito foi localizado conforme B.O.U.
Vinhos também foram apreendidos no interior de uma residência
Por volta das 19h45, após o retorno do patrulhamento pelas linhas Florido e Auto Florido, foi recebida uma informação anônima que próximo ao campo do bairro Vila Nova, na garagem de uma casa havia um veículo carregado de produtos oriundos da Argentina, sem passar pelos desembaraços aduaneiros.
Chegando no local indicado, foi avistado o referido veículo, porém não havia ninguém próximo. No interior dele, nada foi encontrado. Na sequência foi tentado um contato com algum morador da residência, mas ninguém compareceu. Ao olharem pela janela, foi avistado várias caixas de vinho de marcas oriundas da Argentina.
Pelo fato de terem a confirmação do ilícito no interior da residência, foi verificada a porta de entrada, a qual estava destrancada. Assim, adentrou-se à casa. Vale ressaltar que foram utilizadas todas as técnicas para preservar a segurança da equipe e tentar localizar alguém no local, mas não havia ninguém no local. Nos fundos da residência, foi constatado a presença de uma ponte particular do morador, que dá acesso amplo e seguro até o país vizinho.
Foi realizada a apreensão dos ilícitos, diversas caixas de vinho das marcas Angelica Zapata (10 caixas), DV Catena Malbec (23 caixas), Padrilos (03 caixas), Fin Del Mundo Patagonia (05 caixas), Luca Old Vine (05 caixas), Angelica Zapata Caixa de Madeira (09 caixas) e Nicola Catena (01 caixa).
Por não haver nenhum responsável localizado, os produtos apreendidos foram encaminhados à Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste.
Portal de Beltrão via PMPR