A revitalização do Rio Lonqueador, em Francisco Beltrão, está contemplada no Novo PAC Seleções para drenagem e contenção de encostas. O anúncio do projeto foi feito nesta quinta-feira, 18, pelo prefeito Antonio Pedron (MDB), que esteve no Palácio do Planalto para acompanhar o ato do Ministério das Cidades com os municípios selecionados.
Projeto inédito para a região
“É um projeto audacioso, inédito na região, e que vai trazer uma nova cara para o rio que corta nossa cidade e que merece ser melhor utilizado e servir como esponja para os momentos de fortes chuvas”, comemorou Pedron após a cerimônia em Brasília. A previsão é de investir R$ 15 milhões em obras ao longo dos 3 km de extensão do rio.
Apoio político e articulação
A revitalização do Lonqueador vem sendo trabalhada desde o início do ano pela Prefeitura junto ao governo federal e conta com apoio do deputado federal Sergio Souza (MDB). Pedron chegou a se reunir há algumas semanas com o ministro das Cidades, Jader Barbalho, para apresentar a proposta.
O projeto prevê o rebaixamento do leito do Rio e a construção de um parque linear nas margens para uso da população, com paisagismo e espaço para caminhada.
Segundo Pedron, essa proposta vai contribuir para solucionar um problema frequente na cidade com as fortes chuvas, quando o Lonqueador não suporta o volume de água e acaba inundando alguns pontos. “A ideia é melhorar a vazão quando chove muito e oferecer um local de lazer para a população quando o nível estiver baixo”, completa.
Investimentos nacionais
O Novo PAC possui um eixo voltado à prevenção de desastres. A proposta de Beltrão se soma ao investimento de R$ 10,3 bilhões que o governo federal fará em outros 174 municípios do País, voltados à drenagem. Os recursos destinados são do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).