A atuação de uma nova frente fria no Sul do país e a influência de sistemas atmosféricos como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantêm o tempo instável em grande parte do Brasil nesta quinta-feira (19). A previsão indica pancadas de chuva moderadas a fortes, rajadas de vento e temperaturas elevadas em diversas regiões.
De acordo com a Climatempo, há risco de temporais isolados e acumulados significativos de chuva, especialmente em áreas do Sul e do Centro-Oeste.
🌧 Região Sul
A aproximação da frente fria intensifica as instabilidades principalmente no oeste, noroeste, sudoeste e sul do Paraná. Também há previsão de pancadas moderadas a fortes nas regiões das Missões, Campanha Gaúcha e área central do Rio Grande do Sul.
No litoral do Paraná e em áreas mais a leste e no litoral de Santa Catarina, a chuva ocorre de forma fraca e isolada ao longo do dia.
As rajadas de vento podem variar entre 40 e 50 km/h na metade oeste do Rio Grande do Sul, oeste catarinense e sudoeste paranaense. Há risco de temporais localizados, especialmente no oeste e sudoeste do Paraná e na Campanha Gaúcha, com possibilidade de acumulados elevados.
As temperaturas seguem elevadas em grande parte do Paraná, sobretudo nas regiões norte, noroeste e oeste. Já no sul do Rio Grande do Sul e na Campanha Gaúcha, os termômetros apresentam leve queda, tornando o clima mais ameno.
📍 Na Fronteira em Barracão e Dionísio Cerqueira, dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. Muitas nuvens à tarde e à noite.com máxima prevista de 32°C.
Everson Coutinho / Portal Tri