Teve início terça-feira e segue até hoje, 24 de outubro, uma capacitação de Controle de Vetores voltada para agentes de Combate às Endemias (ACEs), coordenadores e supervisores do Programa de Controle da Dengue dos 27 municípios que compõem a 8ª Regional de Saúde. Participam do curso aproximadamente 200 pessoas.
O evento, organizado pela 8ª Regional de Saúde, é uma parceria com a Divisão de Doenças Transmissíveis por Vetores, da Secretaria de Estado da Saúde, Seção Central de Apoio de Logística e Equipamentos (SCALI), de Maringá, e a equipe de entomologia da Regional de Saúde de Jacarezinho.
Combate ao Aedes
A capacitação tem como objetivo aprimorar as estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Os participantes vão receber instruções práticas e teóricas sobre controle de criadouros, uso de equipamentos, técnicas de bloqueio de transmissão e manejo de situações emergenciais.
Entre os palestrantes estão Marília de Castilhos e Michele Weber Lima, da Divisão de Doenças Transmissíveis por Vetores Sesa/PR; Aparecido Donizete da Silva, da Scali; Rubens Massafera, Ademilson Constancio de Lima, Valdeci Fagundes e Clóvis Spiacci Pereira, da equipe de entomologia de Jacarezinho; além de Danilo Berton e Antônio César dos Anjos, da 8ª Regional de Saúde.
Ações preventivas
A iniciativa busca fortalecer as ações preventivas e aumentar a eficiência das equipes municipais no combate às doenças transmitidas por vetores, que são uma prioridade de saúde pública. Com o apoio técnico especializado, os profissionais capacitados estarão aptos a multiplicar o conhecimento adquirido em seus municípios, colaborando para a redução da infestação do mosquito e da incidência de doenças na região.
Essa ação reafirma o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde frente as estratégias para o controle de vetores no Paraná.
“O combate das arboviroses não tem dia marcado, acontece de janeiro a janeiro e a capacitação das equipes que estão na linha de frente em cada um dos municípios é importante para fortalecercermos as ações de prevenção, antes mesmo da chegada do verão onde as questões climáticas impactam diretamente na proliferação do vetor”, disse Nádia Zanella, diretora da 8ªRS.
Ascom