O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para tempestades em 26 municípios das regiões sudoeste e centro-sul do Paraná nesta quinta-feira (24). O aviso vale até às 17h. Veja lista abaixo.
Segundo o Inmet, há a possibilidade de haver ventos superiores a 100 km/h, queda de granizo e chuva de até 60 milímetros por hora ou 100 mm por dia.
Com isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, alerta o Instituto.
O ciclone extratropical que deve se formar nesta quinta-feira, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, intensifica as instabilidades e formação de tempestades no Paraná, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
O cetro do ciclone se afastará para o oceano, segundo o Simepar, e o Paraná não estará no caminho. Contudo, a frente fria favorece a formação de tempo severo no estado, com chuva, raios e rajas de ventos intensas.
Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
Mais alertas de perigo
O órgão também emitiu dois alertas laranjas de perigo e dois amarelos, de perigo potencial para as demais regiões do estado, que também devem ser atingidas pelas tempestades
O aviso de perigo vale até às 12 de sexta-feira (25). A previsão é de um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora, com ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Há risco também de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Cidades com alertas de grande perigo para tempestades no Paraná:
Ampére
Barracão
Bela Vista da Caroba
Bom Jesus do Sul
Bom Sucesso do Sul
Clevelândia
Enéas Marques
Flor da Serra do Sul
Francisco Beltrão
Manfrinópolis
Mariópolis
Marmeleiro
Nova Esperança do Sudoeste
Pato Branco
Pérola d’Oeste
Pinhal de São Bento
Planalto
Pranchita
Realeza
Renascença
Salgado Filho
Salto do Lontra
Santa Izabel do Oeste
Santo Antônio do Sudoeste
Verê
Vitorino
Como se proteger de tempestades
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Veja dicas de como se proteger:
Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
G1