Na madrugada deste domingo (09) a equipe policial, ao fazer patrulhamento no Distrito de Esquina Gaúcha, em Pérola D'Oeste, visualizou um caminhão de carga, tipo boiadeiro, o qual seguia sentido Realeza.
Devido o horário causou estranheza, sendo realizada abordagem para verificação. No caminhão havia o condutor, um homem de 25 anos e mais um passageiro.
O caminhão Agrale, modelo 2014 estava carregado com 24 bovinos pelagem vermelha, marrom e alguns com a cabeça branca, o condutor relatou que teria efetuado baldeação dos bovinos de um caminhão “Volks” de cor branca, na rodovia, próximo ao município de Barracão,PR.
Sobre os GTA (Guia de Transporte de Animais) referente aos animais transportados este não apresentou.
Diate do exposto foi entrado em contato com a ADAPAR, que compareceu ao local onde após vistoriar os animais e devido às características dos mesmos e localidade onde foram abordados (faixa de fronteira) e diante dos fortes indícios que os mesmos poderiam ser de origem do país vizinho (Argentina), os bovinos foram encaminhados até um frigorífico no município de Planalto para posterior abate sanitário, o caminhão foi encaminhado para a Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste e os envolvidos flagrados no transporte foram encaminhados até a 59º RDP de Capanema para os procedimentos cabíveis.
Vale salientar que o contrabando de gado da Argentina, coloca em risco a exportação de carne brasileira, que é considerada livre de aftosa, enquanto o país vizinho ainda precisa vacinar o rebanho.
Com informações PMPR