O Hospital Geral Intermunicipal Dr. Aryzone Mendes de Araújo (HGI), de Francisco Beltrão, passou a contar com uma moderna torre de videocirurgia, equipamento que representa um importante avanço para a saúde pública do município e da região Sudoeste.
A aquisição foi realizada com recursos economizados durante a execução do Convênio nº 107/2024, firmado entre a Prefeitura de Francisco Beltrão e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA). O investimento foi de aproximadamente R$ 241 mil e integra um convênio de R$ 9,49 milhões destinado à melhoria da estrutura e dos serviços especializados do hospital.
Com a nova tecnologia, o HGI poderá ampliar a realização de procedimentos minimamente invasivos, oferecendo mais segurança aos pacientes, maior precisão às equipes médicas e um período de recuperação mais rápido após as cirurgias.
O prefeito Antonio Pedron destacou que o investimento reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria contínua da saúde pública e a aplicação responsável dos recursos públicos.
O secretário municipal de Saúde, Edson Concelier, ressaltou que o equipamento fortalece o processo de modernização do hospital e amplia a qualidade dos atendimentos prestados à população.
Segundo a coordenadora responsável técnica do Centro Cirúrgico, enfermeira Indiane Almeida Zientarski Blachessen, as cirurgias realizadas por vídeo utilizam pequenas incisões, reduzindo o trauma cirúrgico e acelerando a recuperação dos pacientes. Em muitos casos, o tempo de internação também poderá ser reduzido.
A aquisição reforça ainda a parceria entre o Município de Francisco Beltrão e o Governo do Estado, que vem contribuindo com investimentos para fortalecer a rede pública de saúde e consolidar o HGI como referência regional em atendimento hospitalar.
Ascom