O Paraná mantém um ritmo acelerado na realização de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e abril de 2026, foram realizados 253.827 procedimentos em todo o Estado, o equivalente a uma cirurgia a cada 40 segundos. Os números refletem os resultados do programa Opera Paraná, iniciativa criada para ampliar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde.
Lançado em 2022, o programa já recebeu mais de R$ 1,4 bilhão em investimentos do Tesouro Estadual e se consolidou como uma das maiores estratégias do país voltadas à ampliação da oferta de cirurgias de média e alta complexidade.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os resultados são fruto da expansão da rede assistencial, do fortalecimento dos hospitais parceiros e da ampliação dos serviços especializados oferecidos pelo SUS em todas as regiões do Paraná.
“O Paraná construiu uma política permanente de ampliação do acesso às cirurgias eletivas. Estamos fortalecendo hospitais, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo que os pacientes sejam atendidos cada vez mais rápido e mais perto de casa”, afirmou o secretário estadual da Saúde, César Neves.
Os dados mostram uma evolução contínua nos últimos anos. Em 2021, período ainda impactado pela pandemia da Covid-19, foram registradas pouco mais de 331 mil cirurgias eletivas. Em 2022, o número subiu para mais de 488 mil procedimentos. Já em 2023, foram realizadas 600.348 cirurgias, chegando a cerca de 697 mil em 2024. Em 2025, o Estado alcançou o maior volume da série histórica, com 790.629 procedimentos realizados.
Além do aumento na oferta de cirurgias, o programa também contribuiu para reduzir significativamente o tempo de espera dos pacientes. Em 2022, o prazo médio para realização de uma cirurgia eletiva era de 105 dias. Atualmente, esse tempo caiu para 57 dias, representando uma redução de 45,7%.
Entre os beneficiados está a aposentada Cerli Camiccia, de 68 anos, moradora de Renascença. Ela passou por uma cirurgia de joelho em abril deste ano e relata melhora significativa na qualidade de vida.
“Eu sofria muito. Já não caminhava mais e ficava somente em casa. Essa cirurgia ajudou a resgatar minha qualidade de vida. Agora já consigo caminhar e voltar a fazer algumas atividades. Estou fazendo fisioterapia, mas a cirurgia fez toda a diferença. Fui muito bem atendida pelo SUS do Paraná”, relatou.
A expectativa do Governo do Estado é manter a ampliação da capacidade de atendimento e fortalecer ainda mais a rede hospitalar, garantindo que a população tenha acesso mais rápido aos procedimentos cirúrgicos em diferentes especialidades.
Portal de Beltrão, com AEN