Nesta semana a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão aprovou uma lei, de autoria da vereadora Aline Biezus, que amplia as ações de conscientização sobre a violência contra a mulher. Vídeos serão exibidos em cinemas e eventos públicos promovidos ou apoiados pela prefeitura, abordando temas relacionados à prevenção e combate à violência contra a mulher, incentivando a denúncia de casos e divulgando canais de atendimento, como o Disque 180.
“Disponibilizar informação qualificada é muito importante, porque muitas mulheres ainda desconhecem seus direitos e os canais de denúncia, enquanto parte da sociedade permanece indiferente ou tolerante com práticas violentas. A exibição de vídeos informativos nas salas de cinema e outros locais públicos tem o potencial de sensibilizar as pessoas, utilizando um espaço cultural estratégico para ampliar o alcance de campanhas educativas”, comenta Aline.
As peças de divulgação terão duração mínima de 30 segundos e deverão ser atualizadas periodicamente, garantindo a eficácia e relevância das informações transmitidas. A produção e fornecimento dos vídeos serão de responsabilidade da Procuradoria da Mulher do Legislativo, em parceria com o Conselho Municipal da Mulher, Secretaria Municipal da Mulher e do Bem-Estar Social, organizações não governamentais e entidades especializadas no combate à violência de gênero.
Os vídeos abordarão os diferentes tipos de violência (física, psicológica, sexual, moral e patrimonial), os mecanismos de denúncia e o papel da sociedade na proteção das vítimas. Trata-se de uma ação de baixo custo, mas de forte impacto social, que reforça valores de respeito, empatia e justiça. “Ao implementar esta medida, Francisco Beltrão se alinha a práticas modernas de prevenção e conscientização, reafirmando seu compromisso com a dignidade das mulheres e a promoção de um ambiente seguro, respeitoso e igualitário”, relata a vereadora Aline.
A violência de gênero continua sendo uma grave violação de direitos humanos e um obstáculo para a construção de uma sociedade igualitária. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que, somente em 2022, foram registrados mais de 266 mil casos de violência doméstica no país, número que expressa a urgência de políticas públicas eficazes no combate a essa realidade.
Ascom