Para celebrar os 12 anos de atuação, a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão homenageou com a Moção de Aplausos a Orquestra e Coral da UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná), campus Francisco Beltrão, através de iniciativa do vereador Silmar Gallina. A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade. A entrega aconteceu na sessão desta terça-feira (23). Além dos vereadores, prestigiaram a sessão o Maestro Mauro Cislag, a professora Niciane Ruthes, diretora de relações empresariais e comunitárias, que representou o diretor geral do campus, Paulo Varela, que está em viagem, outros professores e integrantes da orquestra e coral.
"O objetivo do Legislativo é reconhecer a relevante contribuição para a cultura e educação musical no município e na região ao longo de seus 12 anos de atividades ininterruptas, sempre com a a regência do maestro Mauro", comenta Silmar. Com quase 200 apresentações realizadas no Paraná e Santa Catarina, a orquestra e coral se consolidaram como referências culturais e artísticas na região.
Desde sua criação, em agosto de 2013, a Orquestra e Coral da UTFPR se destacam pela excelência técnica e pela proposta inovadora de repertório, que inclui desde música clássica até temas de cinema, rock, música brasileira, pop e trilhas de games. Com a participação ativa de alunos, servidores e da comunidade, ela eleva o nome da universidade e do município, reafirmando seu compromisso com a cultura, educação e a transformação social por meio da música.
A atuação vai além dos palcos, promovendo a democratização do acesso à música por meio de apresentações didáticas em escolas públicas e da oferta gratuita de oficinas de instrumentos musicais, como flauta transversal, clarinete, violoncelo e contrabaixo, voltadas tanto para estudantes da universidade quanto para a comunidade.
"A Câmara de Vereadores, que representa os mais de 102 mil habitantes de Beltrão, manifesta seu reconhecimento, respeito e aplausos aos integrantes da Orquestra e Coral da UTFPR, direção da universidade e, principalmente, ao maestro Mauro Cislaghi, desejando vida longa ao projeto e êxito contínuo em suas atividades artísticas e educacionais", finaliza Silmar Gallina.
Ascom