A fé e a devoção popular continuam a mover milhares de pessoas na região Sudoeste do Paraná. Com 62 anos de história, o Santuário Nossa Senhora da Salette, localizado no Rio Elias, em Renascença, destaca-se como um dos mais antigos e tradicionais da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão.
Segundo o padre Geraldo Macagnan, vigário-geral da Diocese, a região tem uma rica história de religiosidade, impulsionada por fiéis que trouxeram a devoção do Rio Grande do Sul. Além do santuário em Renascença, a diocese conta com outros três locais de peregrinação: o Santuário de Palmas, com idade similar, e os de São João Batista e de Cruzeiro do Iguaçu, que celebram 44 e 30 anos, respectivamente.
Este ano, esses quatro santuários foram designados Igrejas Jubilares, uma honra que, segundo o padre Geraldo, convida os fiéis a darem graças a Deus. “O jubileu é dar graças por tantos acontecimentos que Deus nos oferece”, explica. Para ele, a participação e a oração são fundamentais para “alimentar a esperança” em um mundo marcado por divisões e polarizações.
A mensagem de Nossa Senhora da Salette, que teria aparecido a duas crianças na França em 1846, é considerada “muito atual” pelo padre Geraldo Macagnan. A aparição, de acordo com a Igreja, pediu oração e conversão para as famílias e os filhos.
O padre lamenta que hoje as famílias estejam se desestruturando por causa do “veneno da internet” e de influências externas. A oração, por sua vez, é vista como o “antídoto” para esses males.
Essa visão é compartilhada por fiéis como Sonia Barreto Paulek, que viajou de Mariópolis com seu esposo Bento Paulek e amigos para visitar o santuário. Integrante de um grupo de oração, ela enfatiza a missão das mães em orar por seus filhos e famílias. “Se não tiver oração, a família não fica em pé”, afirma. A mensagem de Salete, segundo ela, é um lembrete constante para não deixar de rezar e de seguir os ensinamentos de Cristo.
Novidade em 2025
A programação da Romaria começou quinta-feira, 18, com o tríduo, e terminou domingo, 21, com três missas, orações do Terço dos Homens e Terço das Mães que Oram pelos filhos. As pessoas também passaram pelas estátuas da santa para agradecer ou pedir graças. Neste ano, a novidade foi um local apropriado para a queima das velas.
Jornal de Beltrão