Foto: Assessoria PMFB Fotografias, mapas, documentos e até um busto em madeira do dr. Francisco Gutierrez Beltrão agora integram o acervo do memorial de Francisco Beltrão. A família do personagem que deu nome ao município doou os registros de Francisco para a Prefeitura, que passa a manter sob sua guarda a preservação dos itens.
O material foi repassado pelo bisneto, Cláudio José Beltrão, que reside em Curitiba. A historiadora Daniele Faenello, uma das coordenadoras do Memorial, recebeu os itens. “Esse material é um patrimônio histórico e, agora, estarão em um rico acervo sobre a história do nossos Município e da região, tornando possível que mais pessoas também conheçam melhor quem foi o dr. Francisco”, afirmou.
Francisco Gutierrez Beltrão foi um engenheiro, secretário de estado e grande colonizador do Paraná. Ele atuou muito na área cartográfica e produziu trabalhos importantes para o planejamento da época. Faleceu em 1939 e, 13 anos mais tarde seu nome foi escolhido para substituir a então Vila Marrecas, quando se tornou município.
Assessoria