Notícias

Letramento Digital vai facilitar acesso a conteúdos

Beltrão é o terceiro município do Paraná a implantar o projeto Letramento Digital

Letramento Digital vai facilitar acesso a conteúdos
Foto: Divulgação | Em pé, as autoridades presentes no evento que aconteceu no campus da UTFPR.

A rede municipal de ensino de Francisco Beltrão será a terceira do Paraná a contar com as ações do projeto Letramento Digital, que proporciona novas possibilidades de busca e conhecimentos na internet. O projeto já foi desenvolvido em dois municípios do Estado pelo Instituto Facti, de Campinas (SP).

A solenidade de implantação do projeto aconteceu sexta-feira, 5 de setembro, na UTFPR, com as presenças do prefeito Antonio Pedron, diretor da UTFPR Paulo Varela, os secretários municipais Rosa Vandresen (Educação) e Cledson Lodi (Inovação, Ciência e Tecnologia), Luciano Naudi, representante do Instituto Facti, servidores da Universidade Tecnológica e da Secretaria de Educação, e os 39 professores que vão atuar como multiplicadores nas escolas.

O prefeito Antonio Pedron (MDB) lembrou que os investimentos em educação fazem parte do seu programa de governo para a gestão 2025-2029. “Estamos trazendo os professores para esse treinamento, para que avancemos nos próximos anos, para termos a liderança no Sudoeste em relação à tecnologia”, comentou.

Preocupação com a tecnologia

Rosa Vandresen destacou como importante os conteúdos do curso que serão ministrados na rede municipal de ensino, “uma vez que a grande maioria dos nossos professores não são formados nesta área. Então, entendendo essa situação, o nosso prefeito Pedron, desde o início de sua gestão, vem enfatizando muito a questão tecnológica, por isso criou a Secretaria de Inovação e Tecnologia, então é importantíssimo para que a rede municipal e os professores tenham essa formação. Por isso que nós estamos então iniciando essa formação”.

Cledson Lodi comentou que “esse é o primeiro movimento bem interessante” e que o curso será desenvolvido “totalmente gratuito para o município de Francisco Beltrão e terá uma repercussão muito interessante, um impacto muito grande nessa área tecnológica e do aprendizado de lógica, de programação, para as nossas crianças”. Devem ser beneficiadas pelo menos dois mil alunos das turmas dos quartos e quintos anos do ensino fundamental 1.
O secretário de Ciência e Tecnologia disse que “a intenção é despertar na criança esse intuito pela tecnologia, não somente no uso, mas essa metodologia que o Instituto Facti traz, que aplica a questão de lógica de programação, então a criança tem que aprender matemática, tem que entender o raciocínio lógico. Isso é muito interessante, não só no desenvolvimento da tecnologia, mas sim do conhecimento da criança para outras disciplinas também”.

Mais parcerias

Paulo Varela, diretor da UTFPR em Francisco Beltrão, informou que além desta parceria no Letramento Digital, seria assinado um acordo de cooperação técnica entre o município de Francisco de Beltrão e a Universidade Tecnológica, “no qual a gente se dispõe a estar auxiliando o município em diversas frentes, muitas secretarias que podemos estar auxiliando, e uma delas é a Secretaria de Educação e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação com esses cursos de formação. A disponibilidade também da nossa infraestrutura para a realização desses cursos, por que ela é muito importante para a formação dos professores do município, para a formação das pessoas que frequentam as escolas, os alunos, familiares”.

Luciano Naudi, representante do Instituto Facti, explicou como se dará o treinamento aos professores.

“Essa capacitação para os professores tem 98 horas, o módulo inicial, que possibilita a eles a se tornarem agentes multiplicadores, ou seja, eles recebem conhecimento e depois vão multiplicar para as crianças. Depois dessa multiplicação para as crianças, que é de 90 horas, eles têm a possibilidade de expandir o conhecimento em tecnologias. Podem atingir até 240 horas de formação gratuita”.

Como será desenvolvido o projeto

Luciano Nardi, do Instituto Facti, explicou que este projeto “tem a missão de tirar o estudante de ser um mero consumidor de assuntos de informática, de tecnologia, para ser um protagonista, ou seja, ser um produtor, se tornar talvez um desenvolvedor, mas mais do que ser um desenvolvedor, nós queremos plantar uma semente de criticidade nesses jovens, seja para que eles possam identificar se uma informação está correta, se aquela é uma Fake News, para, assim, ele poder passar para frente, e ser muito mais proveitoso para ele”.

O projeto prevê o desenvolvimento de 14 módulos. O primeiro deles terá três encontros. “Nós vamos fazer em torno de 47 dias esse módulo todo. E os módulos restantes são online e assíncronos. Então, o participante aqui, o professor, ele tem a possibilidade de fazer no tempo dele”, explicou. O Instituto Facti vai prestar todo suporte, tanto ao docente que está participando quanto nos momentos de multiplicação dos conhecimentos para os alunos.

O Letramento digital é uma iniciativa pioneira do Instituto Facti e está dentro do programa Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Nós iniciamos em 2022 em Londrina, e depois em 2023, em Pato Branco. Agora nós estamos iniciando aqui em Francisco Beltrão e nos honra muito participar aqui porque é uma cidade que a gente percebe que tem uma vocação para educação e tecnologia”, relatou o professor Luciano Naudi.

JdB

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 26º - Mínima 8º
Céu limpo

Quinta
Máxima 25º - Mínima 11º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 28º - Mínima 13º
Céu limpo

Sábado
Máxima 27º - Mínima 12º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 26º - Mínima 14º
Períodos nublados com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.