Notícias

Telemedicina é regulamentada pela Câmara

Para prestar o atendimento o profissional deverá utilizar o sistema eletrônico de saúde adotado pelo município, registrando a evolução clínica, prescrições e demais informações pertinentes ao prontuário eletrônico do paciente

Telemedicina é regulamentada pela Câmara
Foto: Ascom | vereadora Aline Biezus

A Prática da Telemedicina em caráter permanente foi regulamentada em Francisco Beltrão através de lei aprovada na Câmara, uma iniciativa da vereadora Aline Biezus. A prática deverá seguir todas as determinações previstas em lei federal, no Código de Ética da Medicina e no Conselho Federal de Medicina. As áreas de saúde que apresentem mais demanda de profissionais deverão ser priorizadas

“O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde prestados com agilidade por especialistas, melhorar a qualidade no atendimento e otimizar recursos públicos”, comenta Aline. Para prestar o atendimento o profissional deverá utilizar o sistema eletrônico de saúde adotado pelo município, registrando a evolução clínica, prescrições e demais informações pertinentes ao prontuário eletrônico do paciente.

Todo o processo de implantação e funcionamento da telemedicina no município deverá ser regulamentado pela secretaria municipal de Saúde. As consultas por telemedicina deverão ser realizadas em unidades de saúde equipadas, para garantir as condições adequadas para o profissional médico e para o paciente. A lei determina que esse atendimento seja realizado com a devida autorização do paciente ou do seu responsável legal.

Também deverão ser realizadas campanhas informativas para esclarecer a população sobre a telemedicina, formas de acesso e os seus benefícios. “Trata-se de um tipo de atendimento que vai modernizar a saúde pública e ampliar o acesso da população, especialmente nas regiões com escassez de profissionais médicos. Em muitos municípios do Brasil já foi possível comprovar a eficiência deste atendimento”, comenta a vereadora Aline.

 O que é Telemedicina

A Telemedicina é o exercício da medicina mediado por tecnologias para assistência, pesquisa, prevenção e promoção da saúde, permitindo o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes a distância, sem a necessidade de um encontro presencial entre médico e paciente

Essa modalidade utiliza ferramentas como videoconferências, aplicativos e dispositivos de monitoramento para conectar profissionais de saúde e pacientes, superando barreiras geográficas e oferecendo maior acesso a especialistas. Ela pode ser aplicada em diversas áreas da medicina, como cardiologia, saúde mental e radiologia, dentre outras.

Os principais tipos de telemedicina são: teleconsulta (atendimento médico à distância); teleinterconsulta (colaboração entre médicos); telediagnóstico (emissão de laudos de exames remotos); telecirurgia (procedimentos cirúrgicos à distância); telemonitoramento (acompanhamento contínuo do paciente); teletriagem (avaliação inicial de urgência); e teleconsultoria (consultoria entre profissionais de saúde).

Ascom 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 28º - Mínima 13º
Céu limpo

Quinta
Máxima 28º - Mínima 13º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 29º - Mínima 14º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 28º - Mínima 17º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 28º - Mínima 19º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.