O município de Francisco Beltrão acaba de entrar para a história como pioneiro na implantação de uma Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública na região. A iniciativa marca um novo capítulo na modernização da infraestrutura urbana, com investimento estimado em R$ 50 milhões ao longo dos próximos 14 anos. O leilão foi realizado na Bolsa de Valores-B3, em São Paulo, e consagrou o Consórcio Ilumina Francisco Beltrão, formado pelas empresas Engeluz Iluminação e Tecnoluz Eletricidade, como vencedor da disputa.
O prefeito Antonio Pedron (MDB) foi quem bateu o martelo na cerimônia simbólica realizada na Bolsa de Valores, acompanhado da vereadora Aline Biezus. Para ele, a PPP é um marco de avanço. “Nós entendemos que a parceria público-privada só vem nos ajudar com o objetivo de melhorar as condições para o povo. Certamente, faremos um bom trabalho em prol da nossa cidade”, destacou Pedron.
Deságio e economia
A proposta vencedora do consórcio apresentou um deságio de 38,26% sobre o valor de referência, com uma cobrança mensal de R$ 246.182,01. A economia ao município é significativa, ao mesmo tempo em que o contrato exige alto padrão de desempenho e satisfação da população, garantindo mais controle e qualidade na prestação do serviço.
Inovação e tecnologia a serviço da população
Além da substituição de mais de 15,5 mil pontos de luz, o contrato prevê a instalação de iluminação inteligente em áreas estratégicas, como o novo contorno rodoviário. O sistema de telegestão em tempo real permitirá monitoramento contínuo da iluminação, com detecção automática de falhas, o que representa agilidade na manutenção e menos tempo com ruas escuras.
Outras inovações incluem:
-
Iluminação cênica em prédios históricos e pontos turísticos;
-
Faixas de pedestre com sensores de presença e iluminação inteligente;
-
Expansão para regiões urbanas em crescimento.
Todo o investimento será custeado por meio da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), já presente na conta de energia dos cidadãos.
Concorrência e projeção
A concorrência atraiu o interesse de seis grupos empresariais, demonstrando o potencial do projeto. O sucesso da modelagem é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Francisco Beltrão, Caixa Econômica Federal e a Casa Civil do Governo Federal.
O diretor-administrativo da Engeluz, Fernando Lima, reforçou o compromisso com a cidade: “Deixo desde já nosso compromisso de, em pouco tempo, modernizar a iluminação de Francisco Beltrão.”
Com experiência consolidada, as empresas do consórcio já atuaram em mais de 15 PPPs de iluminação pública no país, a expectativa é de que Beltrão seja referência em inovação e eficiência energética no interior do Paraná.
Com informações de Jornal de Beltrão