A previsão do tempo no Paraná apresenta montanha-russa nas temperaturas no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros devem registrar os valores mais altos nesta sexta (22) e sábado (23). Mas a alegria dos fãs de calor não durará muito: entre a noite de sábado e o domingo (24), com a aproximação de uma nova frente fria, as temperaturas voltam a cair.
As temperaturas sobem muito na sexta, podendo ultrapassar os 35°C no Oeste e Noroeste, os 32°C no Norte Pioneiro e Norte Central, e os 30°C na Região Metropolitana de Curitiba, no Litoral e nos Campos Gerais. No sábado (23) os termômetros continuam registrando máximas acima dos 30°C em todo o Estado, com exceção das cidades do extremo Sul, ao redor de Palmas e General Carneiro, que terão máximas um pouco menores. Loanda, por exemplo, pode chegar aos 37°C.
Da tarde para a noite de sábado, a formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul começa a mudar o cenário do tempo no Paraná. “Esta frente fria vai avançar lentamente pelo Sul do país, e deve trazer o retorno das instabilidades na divisa de Santa Catarina com o Paraná.
Da tarde para a noite de sábado já perceberemos uma mudança na direção dos ventos e o retorno das instabilidades no Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná, inclusive com a possibilidade de temporais localizados”, afirma Furlan. Ao longo da noite de sábado e madrugada do domingo (24), essas instabilidades e essa mudança na direção dos ventos se espalham para todas as regiões paranaenses.
A chuva será localizada, de fraca a moderada intensidade. Por este motivo, domingo será um dia mais frio. As temperaturas máximas devem ficar ao redor de 20°C apenas, na metade sul paranaense.
“As temperaturas mínimas vão ocorrer no período da noite, mas já durante a madrugada se perceberá uma queda expressiva nas temperaturas. Na metade norte ainda se perceberá temperaturas mais elevadas, mas abaixo do que será registrado na sexta e no sábado”, explica Furlan.
A condição de nebulosidade, com chuvas e instabilidades durante todo o dia, por todo o Estado, segue na segunda-feira. A partir de terça, algumas regiões voltam a ter predomínio de sol.
PP News