Francisco Beltrão foi contemplado com o projeto Casa da Mulher Paranaense, um equipamento do governo do Estado voltado ao atendimento de mulheres vítimas de violência. Publicada nesta semana, a resolução da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa foi celebrada pelo prefeito Antonio Pedron. “Esse projeto é de extrema importância porque reúne toda a região em prol de um espaço que acolha e ofereça novas perspectivas para quem sofre violência doméstica.
Agora é dar prosseguimento ao processo e colocar essa proposta em prática”, afirmou. Agora que o Município está habilitado, tem prazo de 45 dias para apresentar a documentação complementar, depois, seguir com o convênio e edital de licitação. A Casa da Mulher Paranaense de Francisco Beltrão vai atender mais de 20 municípios da microrregião e será gerida por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste (Consud).
A proposta conta com o apoio de outras prefeituras da região, além da secretária estadual da Mulher, Leandre Dal Ponte. Neste modelo, o local terá atendimento multidisciplinar, apoio do Banco da Mulher Paranaense para incentivo ao empreendedorismo e qualificação profissional. Segundo Pedron, a nova estrutura vai complementar os serviços do Centro de Referência da Mulher Brasileira, implantado neste ano e que oferece suporte às mulheres vítimas de violências.
Ascom