O Sistema Fiep mantém em Francisco Beltrão uma estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) há mais de 30 anos, visando capacitar ou requalificar trabalhadores para as indústrias locais e da região. Com a implantação do Colégio Sesi, ensino médio e técnico profissional, a Prefeitura de Beltrão e a Fiep/Sesi/Senai definiram, 2012, a utilização de um espaço que era usado pela UPMO, no Bairro Miniguaçu, para a realização de parte dos cursos ofertados.
Com a ampliação do número de alunos do Colégio Sesi, houve a necessidade de um espaço próprio para abrigar a estrutura do Senai. Por isso, houve uma negociação entre a Fiep e a administração municipal e foi definido que uma nova estrutura será construída nas instalações da UPMO. O espaço da UPMO abriga, atualmente, alguns cursos. Os demais voltaram a ser realizados na sede do Sesi/Senai.
No encontro de quinta-feira, 14 de agosto, do prefeito Antonio Pedron (MDB) com os diretores da Fiep/Sesi/Senai, foram alinhados detalhes da proposta. Como contrapartida, o Senai vai destinar vagas gratuitas para os moradores de Beltrão. Juliani Agnes, gestora para a educação do Sesi/Senai/IEL na região, destacou o apoio incondicional do prefeito Pedron e do presidente do Legislativo, Cidão Barbiero (Podemos), à proposta do Senai.
A futura sede do Senai atenderá os setores mais desenvolvidos do município como automotivo, metalmecânica, construção civil, vestuário e tecnologia da informação, além dos demais hoje ofertados no setor industrial. A futura estrutura contará com duas escolas de atendimento regional, automotivo e vestuário, que darão apoio às demais unidades do Senai na região.
“A nova estrutura ainda está em definição estrutural e número de pavimentos, possivelmente nas próxima semana esta informação estará disponível, mas sabe-se que o novo espaço será bem amplo. O município fará a doação do terreno e a atual estrutura será desmanchada para dar espaço a um prédio novo”, informa Juliani.
Hoje o Senai de Francisco Beltrão atende 3.600 vagas/ano, em vários tipos de cursos de curta e média duração, sendo grande parte no formato gratuito. “Estas vagas serão ampliadas, oportunizando aprendizado com uma linha tecnológica forte”, diz Juliani. Está sendo feita uma revisão dos equipamentos dos laboratórios e novos equipamentos serão disponibilizados com a conclusão da futura sede.
Será um marco
O diretor-presidente do Grupo MSA/Marel, Edgar Behne, coordenador regional do Conselho da Indústria da Fiep, explica que é preciso a aprovação do projeto pela Câmara. “O Senai é bem criterioso nesta questão. Mas já estão sendo feitos os estudos pelo setor de engenharia. Num primeiro momento era pra ser 2.500 m² de área construída. Mas só com o aprofundamento dos estudos é que isso vai ser definido. Com certeza, essa nova unidade vai abrir espaço na unidade atual do Senai, onde será ampliado o Colégio Sesi, que hoje tem fila de espera. Temos a certeza que será uma obra fantástica para o nosso município de Francisco Beltrão e o Sudoeste.” A previsão de conclusão da obra é de 24 meses.
Projeto de lei já está em análise no Legislativo
Assessoria – O projeto 42/2025 do Executivo de Francisco Beltrao foi encaminhado para a Câmara e depois o próprio Executivo enviou um substitutivo, contendo algumas alterações.Com isso a tramitação teve que ser iniciada novamente. Agora, será analisado pelas comissões permanentes de Redação e Justiça e de Infraestrutura Municipal. Recebendo pareceres favoráveis, será levado para debate e votação em plenário.
Não existe um prazo determinado, mas os vereadores pretendem analisar a matéria com a maior celeridade possível em função da importância desta conquista para o município, principalmente para a qualificação de trabalhadores para o mercado de trabalho.
Se as comissões emitirem os pareceres nesta semana, é possível que seja levado a plenário na semana que vem. Porém, no mais tardar, na semana seguinte será votado.
JdB