O coordenador do Centro da Juventude (CEJU), pastor André Padilha, esteve na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão nesta semana, junto com a sua equipe administrativa e um grupo de usuários, para falar sobre o andamento das atividades e investimentos previstos para o equipamento, inclusive com o apoio do Poder Legislativo na conquista dos recursos.
Está sendo viabilizada uma verba de R$ 1,4 milhão junto ao Governo do Estado (Secretaria de Desenvolvimento Social e Família) para a revitalização do espaço. O projeto prevê a instalação de sistema de aquecimento na piscina, implantação de uma pista de esportes radicais, construção de paredes na quadra esportiva coberta, que se transformará em um ginásio de esportes, implantação de uma mini academia, construção de vestiários, melhorias na quadra de areia e na cobertura do prédio.
O CEJU fica no bairro Pinheirão, tem a coordenação da secretaria de Assistência Social e atende 262 pessoas. São crianças, adolescentes e jovens, de 6 a 17 anos, e também um grupo de 34 idosos. Inclusive 32 usuários integram o programa Agentes da Cidadania e recebem auxílio financeiro mensal de R$ 400,00 do Governo do Estado. Em contrapartida eles auxiliam como monitores de diversas oficinas.
“Cursos, oficinas, atividades esportivas, musicalização e a preparação da mão-de-obra para o mercado de trabalho são prioridades que trabalhamos diariamente”, destaca o coordenador. Também relata que as parcerias são fundamentais, enfatizando o apoio da secretaria de Esportes, Departamento de Cultura, Senai e a ABI Sudoeste, que será parceira na oficina de comunicação.
Uma das novidades adotadas neste ano é a oferta de cursos grátis à noite, abertos à toda a comunidade. Através da parceria com o Senai estão sendo realizados os cursos de eletricista predial, mecânica industrial, panificação e auxiliar administrativos. Quando concluídos, outros cursos serão ofertados no equipamento.
O CEJU tem como objetivos principais promover a proteção e a garantia de direitos de adolescentes e jovens, oferecendo um espaço de convivência, formação e cidadania. Através de atividades de lazer, esporte, cultura e qualificação profissional, os jovens são afastados de situações de risco e de vulnerabilidade social. Fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional também é missão da unidade local.
O Centro da Juventude é um espaço aberto, acessível e acolhedor para a convivência, formação e cidadania de adolescentes e jovens, com atendimento e acompanhamento pedagógico e psicossocial dos participantes e suas famílias. A porta de entrada dos jovens e adolescentes no CEJU é o CRAS da Cidade Norte.
Ascom