Como forma de reconhecimento pelos 40 anos de bons serviços prestados para a população de Francisco Beltrão, o servidor municipal Severino Romildo da Cruz, o "Baiano", de 75 anos, foi agraciado com a Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores, em parceria com a prefeitura. A iniciativa do vereador Cidão Barbiero recebeu aprovação unânime.
A Sessão Plenária para a entrega da honraria aconteceu nesta terça-feira (05). Além dos vereadores, familiares e amigos do homenageado, também estiveram presentes a vice-prefeita Lurdinha Bertani e o secretário de Interior, Janir Cella, pasta onde ele atuou nestas quatro décadas.
Baiano nasceu em João Pessoa, na Paraíba, no dia 1º de agosto de 1950, onde passou a infância com os pais e nove irmãos. Aos 14 anos partiu com a família para o Rio de Janeiro, iniciando a sua jornada de trabalho como lubrificador. Sua coragem o conduziu até terras distantes, participando da construção de uma ferrovia no Iraque, uma experiência interrompida pela guerra, em 1979.
Foi então que o destino trouxe Baiano para Francisco Beltrão, onde também encontrou um lar. Ficou encantado pela cidade e pela hospitalidade dos beltronenses. Foi ao Rio de Janeiro buscar sua futura esposa, Adélia Kaglioto. Foram morar em Seção São Miguel, onde formaram uma família de cinco filhos.
Sua trajetória na prefeitura começou em 2 de março de 1985, trazendo para o serviço público toda a expertise de lubrificador no parque de máquinas. Em 1.991, após ser aprovado em concurso público, foi efetivado auxiliar de mecânico. Trabalhou nas gestões dos prefeitos João Arruda, Nelson Meurer, Guiomar Lopes, Vilmar Cordasso, Wilmar Reichembach, Antonio Cantelmo Neto, Cleber Fontana e Antonio Pedron.
Mesmo tendo conquistado o direito à aposentadoria em 2011, resolveu prolongar sua missão de servir a população por mais 14 anos. No dia que completou 75 anos, na última sexta-feira, 1º de agosto, Severino encerrou uma trajetória profissional marcada por lealdade, esforço e um amor profundo pela cidade que o acolheu e que ele abraçou como sua.
“A história e o histórico do Baiano são um testemunho vivo de que o trabalho digno e feito com paixão constrói não apenas cidades, mas legados que jamais serão apagados na memória de um povo. Esta Moção de Aplausos é um gesto de homenagem e respeito da Câmara de Vereadores e da prefeitura, a quem tanto fez por nossa cidade e deixou suas digitais em cada gesto de cuidado e de serviço prestado para a nossa gente”, enfatiza o vereador Cidão.
Ascom
::MATÉRIA RELACIONADA:::
Após 40 anos de trabalho na Prefeitura, Severino da Cruz, o Baiano, se aposentou