Professores e estudantes da UTFPR — campi de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco — participam da Operação Rondon Paraná 2025. As unidades estão atuando de forma conjunta no município de Guapirama, no Norte Pioneiro do Estado, em uma missão que se estende de 9 a 22 de julho. O objetivo da Operação Rondon é levar suporte e desenvolvimento a municípios paranaenses que enfrentam desafios específicos.
Dez alunos da UTFPR integram a operação. Esses universitários representam diversos cursos de graduação da Instituição, incluindo Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química e Sistemas de Informação. A equipe de alunos voluntários é coordenada pelas professoras Maici Duarte Leite e Naimara Vieira do Prado, ambas da UTFPR Francisco Beltrão .
Durante a estadia em Guapirama, o grupo está desenvolvendo e aplicando diversas oficinas voltadas para a comunidade local. As atividades abrangem as áreas de Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Comunicação e Trabalho, oferecendo conhecimentos práticos e teóricos aos moradores.
Operação Rondon Paraná 2025
A Operação Rondon Paraná 2025 é um programa abrangente de ações multidisciplinares que integra ensino, pesquisa e extensão. Coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Estado do Paraná, ocorre no Norte Pioneiro, no período de 09 e 22 de julho. Por ser uma operação de coordenação estadual, a UTFPR, como instituição federal, está participando a convite da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Ao todo, 14 cidades da região serão atendidas com oficinas e trabalhos de formação nas áreas de cultura, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e trabalho, promovendo a troca de conhecimentos e o engajamento comunitário.
Ascom