O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (16) o terceiro e último lote da restauração em concreto da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia, no Sudoeste.
Foram investidos R$ 180,9 milhões pelo Governo do Estado nesta etapa para a recuperação de pouco mais de 37 quilômetros. Com os dois outros lotes já entregues são 140 quilômetros revitalizados, transformando o que antes era considerada a pior rodovia do Paraná em referência para o País.
Durante a inauguração, Ratinho Junior também assinou a ordem de serviço para as obras do Lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916), que será construído entre a PR-493 e a PRC-158, somando 14,34 quilômetros. O investimento do Estado é de R$ 148,9 milhões, com prazo de execução de 900 dias, entre elaboração dos projetos e execução da obra.
A restauração da PRC-280 era uma demanda antiga da população que vive na região Sudoeste. Ela é caminho para grande parte da produção agropecuária e industrial da região até Curitiba e o Porto de Paranaguá, no Litoral. Justamente pensando em melhorar a logística do Sudoeste que a técnica whitetopping foi escolhida, utilizando o asfalto já existente para ser aproveitado como base para a execução do pavimento de concreto. Na prática, o método garante vida útil de 20 anos, o dobro da durabilidade em relação ao asfalto.
Como consequência, o custo de manutenção é menor; oferece mais segurança em frenagens, evitando derrapagens; e lida melhor com a drenagem de água da chuva. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), foi o responsável pela administração e fiscalização da obra, concluída cerca de quatro meses antes do prazo final, de novembro deste ano.
“Essa rodovia é um símbolo para o Paraná e se tornou referência para o País. Estamos tocando outras rodovias por toda a região justamente porque a PRC-280 demonstrou eficiência e mais segurança, ou seja, o novo modelo introduzido aqui deu certo”, explicou o secretário da SEIL, Sandro Alex.
BRA – O trecho final da restauração da PRC-280 tem extensão de 37,49 quilômetros e liga o perímetro urbano de Pato Branco até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia, passando pelo município de Mariópolis. A partir de Pato Branco até Marmeleiro a rodovia integra o Lote 6 das concessões rodoviárias, administrado pela EPR Iguaçu.
As faixas de rolamento medem 3,50 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros em ambos os lados da pista, exceto nos segmentos com terceiras faixas, implantadas nos pontos mais críticos da rodovia, oferecendo mais segurança aos usuários em ultrapassagens. As placas de concreto possuem uma espessura de aproximadamente 22 centímetros.
Além do pavimento já finalizado, a empresa está realizando serviços complementares, como melhorias no sistema de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, novas sinalizações horizontal e vertical e implantação de dispositivos de segurança viária, como tachas refletivas e defensas metálicas.
A PRC-280 é uma rodovia antiga, de pista simples com segmentos de terceiras faixas. O volume diário médio de tráfego pode chegar a até oito mil veículos nos pontos de maior movimento, principalmente de caminhões de carga, escoando a produção agropecuária e também transportando produtos da indústria extrativista e de transformação.
O primeiro lote da rodovia foi entregue em março de 2023, ligando o Trevo Novo Horizonte e Palmas, com investimento de R$ 107 milhões. Em dezembro do ano passado, foi a vez do trecho entre Palmas e Clevelândia, com aporte de R$ 188,5 milhões. Com a entrega do terceiro lote nesta quarta-feira entre Clevelândia e Pato Branco, o Governo do Estado completa cerca de 140 quilômetros, com investimento total de R$ 476,4 milhões.
PP News