A “Educação Especial nas Escolas Públicas e CMEIs” será debatida em Audiência Pública no plenário da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão nesta quarta-feira, dia 9 de julho, a partir das 19h15. A iniciativa está sendo organizada pelo vereador Marcos Folador.
"Nosso objetivo é oportunizar um amplo debate sobre os direitos dos estudantes da Educação Especial e as condições de trabalho dos professores do Atendimento Educacional Especializado, visando o fortalecimento de uma educação inclusiva e de qualidade” comenta Marcos.
Também enfatiza que a inclusão educacional é um direito fundamental garantido por legislações nacionais e internacionais, sendo essencial discutir e aprimorar as políticas públicas voltadas aos estudantes da Educação Especial.
Marcos diz que os professores do atendimento especializado desempenham um papel fundamental neste processo e enfrentam desafios que precisam ser debatidos e solucionados. A audiência reunirá profissionais da educação, especialistas, pais, estudantes e representantes da sociedade civil.
“A falta de recursos adequados, de formação contínua e de condições dignas de trabalho são fatores que impactam diretamente a qualidade da inclusão escolar. Assim, a realização desta audiência pública permitirá a troca de experiências, a identificação de demandas urgentes e a construção de propostas que fortaleçam a educação especial no âmbito escolar”, relata o vereador.
Dentre os temas que serão tratados constam: acesso, permanência e o desenvolvimento dos estudantes da Educação Especial nas escolas; infraestrutura escolar e os recursos pedagógicos disponíveis para o ensino inclusivo; formação continuada e a valorização dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado; efetividade das políticas públicas existentes e a necessidade de aprimoramentos de propostas e soluções para garantir uma educação acessível e de qualidade para todos.
Ascom