Na quinta-feira, 3, foi realizada no Ginásio Arrudão a primeira formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) deste ano em Francisco Beltrão. Neste semestre, 575 estudantes do 5º ano, distribuídos em 26 turmas, participaram das aulas.
O programa foi aplicado em oito escolas municipais da cidade. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, responsável pela aquisição dos livros dos estudantes, camisetas e estrutura para a formatura, e a Polícia Militar do Paraná, que disponibilizou as instrutoras Cabo Thiara e Soldado Francine para ministrar o currículo desenvolvido em 10 lições.
As escolas contempladas neste semestre foram: Escola Municipal Bom Pastor, Frei Deodato, Higino Antunes Pires Neto, Madre Boaventura, Nossa Senhora do Sagrado Coração, Nossa Senhora de Fátima, Professor Rubens Amélio Bonatto e Recanto Feliz.
Além dos alunos, o evento contou com a presença de professores, policiais, familiares e autoridades, entre eles o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel Ricardo da Costa; o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Gomes Pitz; o prefeito Antonio Pedron; a primeira-dama Rose Pedron; a vice-prefeita Lurdinha Bertani; a secretária de Educação Rosa Vandresen; a secretária de Esporte e Lazer Ilda Schmitz; a diretora do Departamento de Cultura Franciele Thomaz; o vereador Bruno Savarro; e o chefe do Núcleo Regional de Educação, Paulo Schwalm.
O Proerd tem como objetivo principal ensinar às crianças a importância de fazer escolhas positivas. Durante as 10 lições, são trabalhados temas como resistir à pressão dos colegas, lidar com situações de tensão, bullying, riscos e consequências das decisões tomadas, além de incentivar a comunicação eficaz e fornecer informações sobre as drogas mais comuns. A iniciativa busca contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, com menos violência e menos danos causados pelo uso de drogas.
PMPR