Com a presença do desembargador Sigurd Roberto Bengtssonn, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), quinta-feira (03) foi empossado o Parlamento Jovem de 2025 na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, composto por 17 titulares e um suplente, eleitos nos Colégios Cívico-Militares Beatriz Biavatti e Vicente de Carli.
O projeto do TRE, realizado por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral, conta com parceria da Câmara de Beltrão e dos estabelecimentos de ensino. Durante pronunciamento o desembargador discorreu sobre o projeto, em especial a oportunidade dos jovens terem uma vivência real da democracia e do compromisso social. Também comentou sobre outras prioridades do TRE durante a sua gestão.
“Defendemos pilares importantes, como a paz nas eleições, acessibilidade para dar visibilidade para as pessoas com deficiência, a participação da mulher na política e o combate a desinformação e fake news”, disse o presidente. Também enfatiza que o Tribunal busca envolver todas as lideranças e a comunidade para que estas conquistas sejam cada vez mais fortalecidas.
No caso do Parlamento Jovem, os participantes passam por várias etapas, dentre elas o registro de candidatura, a elaboração de propostas, a propaganda eleitoral, os debates, a votação em urnas oficiais, a apuração dos votos e a diplomação dos eleitos, tudo com a coordenação da Justiça Eleitoral. Agora foi realizada a posse na Câmara.
O projeto na Câmara de Beltrão será coordenado pelo vereador Julio Spada. O próximo encontro está previsto para agosto, quando será eleita a mesa diretora e debatido o regimento interno das sessões. Também poderão apresentar sugestões, que podem se transformar em proposições oficiais do Poder Legislativo.
Participaram da Sessão de Posse:
Desembargador Sigurd Roberto Bengtssonn (Presidente do (TRE); vereadores Cidão Barbiero (presidente da Câmara), Anelise Marx, Maria de Fátima, Julio Spada, Bruno Savarro, Emanuel Venzo, Junior Nesi, Policial Obertan e Pedro Tufão Filho; prefeito Antonio Pedron; vice-prefeita Lurdinha Bertani; Mary Natsue Ogawa, chefe de Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Sócio Culturais da Escola Judiciária Eleitoral do TRE; Drª. Janaína Monique Zanelatto Albino Sinhorini, Juíza Eleitoral da 69ª Zona Eleitoral; Dr. Tiago Vacari, Promotor Eleitoral da Comarca; professor Paulo Schwalm, Chefe do Núcleo Regional de Educação; Arno Wolf Júnior, chefe do Fórum Eleitoral da Comarca; vereador Claudemir Zanco (Biruba), presidente da Acamsop; Neuza Maria Missio, diretora do Colégio Cívico-Militar Beatriz Biavatti; Marileide Marcis da Silva, diretora do Colégio Cívico-Militar Vicente de Carli; professores e pais dos alunos.
Alunos que empossados na Câmara Jovem
Colégio Cívico Militar Beatriz Biavatti:
- Victor Gabriel Riviera Cavasini
- Julia Ciquelero de Souza
- Gustavo Luiz Skrzypczak
- Bianca Rafaela Moos
- Ana Vitória dos Santos
- Fernando Henrique Jesus Silva Bussularo
- Fabiane Regina Pereira da Silva
- William Portela Guindani
- Marcelo Minosso Macieski
- Geovana Henicka (Suplente)
Colégio Cívico Militar Vicente de Carli:
- João Pedro da Silva Dambrozio
- Vitórya Eduarda Zape Ferreira
- Kaleu Eliha Pereira
- Beatriz Helena Borges Venson
- Giovana Ribas Garcia Alves dos Santos
- Pedro Henrique Zuchi Sousa
- Samuel Henrique Barbosa Palma
- Vitória Fabrice Marcis da Silva (Suplente)