A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da Secretaria de Emprego, Mulher e Bem-Estar Social, promoveu uma reunião ampliada para a eleição dos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência. Por meio de votação foram definidas as quatro instituições que irão representar a sociedade civil no conselho. A entidade que atua na área de deficiência auditiva será representada pela Associação dos Surdos (Assbel). A entidade que atua na área de deficiência física será a Associação Casa de Apoio Irmão Cirilo. A entidade que atua na área de deficiência intelectual será a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e entidade que atua na área de deficiência visual será a Associação dos Deficientes Físicos e Visuais (ADFVFB).
Agora, as entidades eleitas indicarão os seus representantes, assim como haverá a indicação dos representantes das secretarias municipais que representarão o poder público, para a posse do conselho, que deve ocorrer no dia 28 de novembro.
A secretária Taís Antunes Pinto afirma que o encontro foi satisfatório, considerando a urgência dessa efetivação para garantir políticas públicas de inclusão e acessibilidade. “Foi um passo importante. Tenho certeza que todo o segmento se beneficiará dos projetos que farão a diferença na vida de muitas pessoas. As reivindicações apresentadas durante a reunião também serão providenciadas”, diz a secretária.
Ascom