Notícias

Profissionais da Rede de Atendimento de Crianças e Adolescentes são capacitados

O objetivo é fortalecer o trabalho em rede, focando a importância da intersetorialidade no desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à proteção e promoção da família em situação de exclusão social

Profissionais da Rede de Atendimento de Crianças e Adolescentes são capacitados
Foto: Ascom 

Nesta semana aconteceu um importante encontro de capacitação, assessoramento e aperfeiçoamento da equipe técnica e da rede de atendimento de Famílias Acolhedoras de Francisco Beltrão. A atividade foi viabilizada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência, tendo como público-alvo profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação e Conselheiros Tutelares. Também participou o vereador Oberdan Saretta, que representou o Legislativo.

O objetivo é fortalecer o trabalho em rede, focando a importância da intersetorialidade no desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à proteção e promoção da família em situação de exclusão social. A atividade foi na Unipar, tendo como facilitadora Neusa Cerutti que, dentre outras formações, é assistente social e advogada. Também possui ampla experiência nas pautas voltadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes. Atuou no Serviço Família Acolhedora em Cascavel por 11 anos, tornando o serviço daquela cidade referência nacional.

Neusa esteve em Beltrão em outras ocasiões, sendo a responsável pelo assessoramento na implantação do Serviço Família Acolhedora em Francisco Beltrão. Neste sentido, enaltece o trabalho que vem sendo desenvolvido desde a implantação, ressaltando a participação do município que irá compartilhar sua experiência durante o 1º Encontro Interdisciplinar do Instituto Acolher, no período de 26 a 29 de novembro.

Nádia Bonatto, secretária de Assistência Social, destaca que “esses momentos de diálogo são fundamentais para fortalecer cada vez mais o serviço, através do apoio às Famílias Acolhedoras, pois vários estudos apontam que o acolhimento familiar oferece um ambiente mais favorável ao desenvolvimento emocional e social de crianças e adolescentes, garantindo vínculos afetivos mais saudáveis e de melhor integração social. Esse modelo de acolhimento vai ao encontro do que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, que prioriza a convivência familiar e comunitária como direito fundamental”.

Além desta capacitação, outras atividades aconteceram durante a semana. Neusa também se reuniu com a equipe do Serviço Família Acolhedora para o alinhamento de algumas informações e com as Famílias Acolhedoras para um momento de formação. A estratégia do assessoramento abrange todos os atores envolvidos nesta modalidade de acolhimento, aperfeiçoando as ações e visando dar maior eficiência na garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Ascom 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 26º - Mínima 17º
Céu nublado com chuva fraca

Quinta
Máxima 28º - Mínima 17º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 29º - Mínima 19º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 24º - Mínima 14º
Céu nublado com chuva moderada

Domingo
Máxima 24º - Mínima 11º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.