Dia 5 de novembro, terça-feira, às 8h, durante o Café Acefb, na Associação Empresarial de Francisco Beltrão, acontece o lançamento da campanha "Cidade Cooperativa", organizado pelo sistema de cooperativas de crédito do município, juntamente com a Acefb.
De acordo com o empresário William Madruga, presidente da Acefb, a campanha vem para fortalecer o associativismo e o cooperativismo local e regional. Inicialmente a campanha está programada para ocorrer durante 12 meses com várias ações junto à comunidade. “Pra mim que nasci em Beltrão, percebo o quanto o cooperativismo de crédito é forte, tão importante para a história da nossa cidade e região. As cooperativas têm eu seu DNA esse envolvimento com as pessoas”, observa William.
Em notícia veiculada pela CNN em agosto de 2024, um levantamento indicou que 57% dos municípios do Brasil já têm pelo menos uma unidade de atendimento de cooperativas de crédito. As informações fazem parte de uma análise publicada anualmente no Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). O número total de cooperados ultrapassa 17 milhões entre pessoas físicas e jurídicas.
“A iniciativa é um marco para nossa cidade, pois irá aproximar ainda mais as cooperativas a trabalharem juntas em outros projetos. Afinal, nosso negócio é cooperar. Vale destacar que o projeto surgiu por meio do núcleo das cooperativas de crédito da Acefb”, reforça Jerson Vivian, presidente do Conselho Administrativo da Evolua.
Jerson destaca outras ações promovidas em conjunto pelas cooperativas, como o Dia C do Cooperativismo e a campanha de arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul realizadas em 2024.
Em busca de reconhecimento nacional
Luiz Carlos Colombo, presidente da Cresol Tradição, lembra que é uma campanha para tornar Francisco Beltrão reconhecida no Brasil como a cidade do cooperativismo. “Vamos seguir pensando em ações para otimizar todos os sistemas cooperativistas e mostrar que o cooperativismo é uma força só. A Acefb tem dado um grande apoio nesse sentido”.
João Bactista Manfroi, presidente da Sicoob Vale Sul, entende que pela grande quantidade de cooperativas de crédito instaladas em Beltrão, a cidade merece esse destaque nacional. “É tornar Beltrão ainda mais conhecida por meio do cooperativismo. É a união das cooperativas em prol de um só objetivo, pensando em trazer junto com o sistema, por exemplo, pós-graduação em cooperativismo para os colaboradores e cursos técnicos”.
Para Eleutério Benin, presidente da Sicredi Iguaçu, “é uma satisfação enorme participar desse momento importante, tanto pra Beltrão quanto para a nossa região, onde o cooperativismo de crédito mais uma vez mostra sua força. Todas as cooperativas, independente da bandeira que defendem, estão juntas praticando um dos sete princípios do cooperativismo”.
Aramis Araújo, diretor regional da cooperativa Sisprime do Brasil, enfatiza que na média, a população beltronense tem mais contas em cooperativas de crédito do que em outras cidades do País. “Decidimos unir nossas forças para mostrar que o cooperativismo de crédito, além de realizar melhores resultados financeiros para os cooperados, proporciona desenvolvimento para a cidade e região, na forma de distribuição de sobras e apoio a movimentos culturais e educacionais”.
Alzimiro Thomé, presidente da Cresol Baser, afirma que “quem for se deslocar para Beltrão vai dizer que está indo para a cidade cooperativa no Paraná. É um orgulho saber que praticamente 50% da população beltronense é cooperativada, têm seus créditos e investimentos em instituições cooperativas. Se olharmos para outros ramos de cooperativas, a abrangência é ainda maior”.
Assessoria