Darce Almeida/Acefb – Sábado, 6 de abril, o Núcleo de Empresários Contábeis (Necont da Acefb), organizou mais uma edição do “Fale com o Contador”, no Calçadão de Francisco Beltrão e no Supermercado No Ponto (Cidade Norte).
O objetivo foi o de tirar dúvidas dos contribuintes sobre as declarações de Imposto de Renda (Pessoa Física). Lembrando que o prazo de entrega das declarações esgota no dia 31 de maio. “Nesse ano, as orientações ocorreram de duas formas, com as pessoas passando pela nossa tenda e no supermercado, mas também pela parceria com as rádios, que abriram espaço para discussão do tema”, disse André Comunelo, coordenador do Necont.
Segundo André, as principais dúvidas que chegaram à equipe eram relacionadas à obrigatoriedade de fazer ou não a declaração de Imposto de Renda e situações acerca de inventários. “O evento se consolida e fortalece ainda mais as ações do nosso núcleo”, resume André.
São obrigados a declarar quem ganhou no ano de 2023 pelo menos R$ 30.639,90 em salário, aposentadoria, aluguéis ou outras fontes de rendimentos tributáveis. Em fevereiro de 2024, o Governo Federal editou medida provisória que aumentou a faixa de isenção do imposto de renda. Com isso, quem ganha até R$ 2.824 reais não é obrigado a declarar. Aqueles que não enviarem dentro do prazo poderão receber multa.