A notícia que circula nas redes sociais sobre um fazendeiro que teria matado nove assaltantes no interior do Piauí foi desmentida pelas autoridades policiais do estado. A Polícia Militar e a Polícia Civil do Piauí negaram a veracidade da alegação, afirmando que nenhum caso semelhante aconteceu na região.
As imagens utilizadas nas publicações, que mostram vários homens mortos, na verdade, são de um incidente ocorrido em 2019, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Na época, os corpos foram encontrados após um confronto no Frade, e a investigação estava em andamento para determinar as circunstâncias das mortes.
A agência de checagem de fatos Lupa encontrou uma foto semelhante ao vídeo viral, mas em outro ângulo, publicada em um site local em dezembro de 2019. Na ocasião, sete corpos foram encontrados no local, e a polícia investigava se haviam sido mortos durante uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ou em confronto com traficantes rivais.
Diante das informações obtidas, fica claro que a alegação sobre o fazendeiro no Piauí é falsa e baseada em um incidente completamente diferente ocorrido no Rio de Janeiro. É importante ter cuidado ao compartilhar informações nas redes sociais e sempre buscar fontes confiáveis antes de propagar notícias.
Algumas agências de notícias chegaram a verificar os fatos, e a conclusão é de que a notícia seja uma mentira.
Com informações Agências de notícias