Na manhã de terça-feira (26), a Polícia Federal, com a participação da Receita Federal e Força Nacional, deu cumprimento da 2 mandados de busca e apreensão na cidade Barracão/PR.
Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal em Foz do Iguaçu/PR, numa investigação de comercialização de botijões de GLP contrabandeados da Argentina, num estabelecimento comercial e numa residência.
No estabelecimento comercial foram apreendidos botijões de GLP cheios, botijões vazios, sacas de carvão vegetal, e grande quantidade de produtos típicos de mercado, como farinha de trigo, cervejas, óleo de girassol e outros, tudo oriundo da Argentina.
Na residência foram apreendidas sacas de milho, botijões de GLP cheios e outros produtos oriundos da Argentina, além de diversos outros produtos que se apurou que seriam enviados para a Argentina, por descaminho.
O crime de contrabando previsto no art. 334A do Código Penal tem previsão de pena de reclusão de até 5 anos. Os investigados poderão também responder pelo crime de descaminho (art. 334, com pena de até 4 anos de reclusão) e crime ambiental em razão do carvão vegetal (Lei 9.605/1998, art. 46, pena de até 1 ano de detenção).
Fonte: PF