Notícias

Procon multa banco por fila de mais de uma hora para atendimento, no Paraná

Caso aconteceu em Guarapuava (PR), após denúncias de consumidores por excesso no tempo de espera, diz Procon. Nome da instituição bancária não foi revelado

O Procon multou uma instituição bancária devido à demora no atendimento em fila de espera. O caso aconteceu em Guarapuava, na região central do Paraná.

De acordo com o órgão, após o recebimento de denúncias, fiscais foram até o estabelecimento bancário e constataram que mais de dez pessoas aguardavam atendimento por mais de uma hora.

A cidade possui uma lei municipal (nº 2376/2014) que estabelece tempo máximo de até 30 minutos de espera em estabelecimentos bancários. Saiba mais abaixo.

"Por causa desta situação, foi imposta à instituição bancária uma multa de 200 UFM (Unidade Fiscal Municipal), o que equivale a R$ 14.746 conforme previsto na legislação", informa o órgão de proteção ao consumidor.

Segundo o Procon, o banco está sendo notificado da decisão e poderá apresentar defesa no prazo de 20 dias

O nome da instituição bancária não foi revelado.

Bancos têm tempo máximo de espera para atendimento?

Diversas cidades e estados brasileiros possuem leis locais que regulamentam o tempo máximo de espera para atendimento - como é o caso de Guarapuava, por exemplo.

Os locais que não têm devem seguir o normativo nº 004/2009 do Sistema de Autorregulação Bancária (SARB) da Federação Brasileira de Bancos (Febraban):

"O tempo máximo de espera para atendimento nos guichês de caixa será de até 20 minutos em dias normais e de até 30 minutos em dias de pico. São considerados dias de pico a véspera ou dia útil pós-feriado, o último dia útil do mês e do dia 1º ao dia 10 de cada mês".

O texto também afirma que o tempo de espera do atendimento prioritário deve ser menor que o existente para o atendimento convencional.

Guarapuava

Em Guarapuava, a lei municipal 2.376/2014 segue a normativa da Febraban, adicionando à regra máxima de 30 minutos de espera permitida no dia de pagamento de funcionários públicos.

A legislação também afirma que o não cumprimento sujeita o estabelecimento à multa de 200 UFMs, sendo que no caso de reincidência dobra-se o valor.

De acordo com o Procon, antes da aplicação da penalidade os estabelecimentos bancários da cidade foram orientados quanto à necessidade de seguir a legislação.

"Por isso, o descumprimento é injustificável e a empresa deve ser penalizada", reforça.

Como denunciar

Nas cidades e estados que possuem leis que regulamentam o tempo máximo de espera para atendimento, denúncias podem ser feitas diretamente aos Procons locais. O telefone padrão é 151.

Em Guarapuava, os canais de atendimento do órgão de proteção ao consumidor são:

  • Procon Digital
  • E-mail: procon@guarapuava.pr.gov.br
  • Telefones, das 13 às 17h: (42) 3142-1931 / (42) 3142-1932 / (42) 3142-1933 / (42) 3142-1934 / (42) 3142-1935
  • Atendimento presencial, das 13 às 17h: Rua Capitão Frederico Virmond, esquina com Rua Professora Leonidia (Antigo Fórum), nº 1913

G1PR

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 30º - Mínima 20º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 32º - Mínima 20º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 32º - Mínima 20º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 30º - Mínima 21º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 30º - Mínima 21º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.