A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado iniciou nesta quarta-feira (13) a Jornada BIM Paraná, reunindo gestores e técnicos públicos dos 42 municípios que integram a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP.
O evento, que encerra nesta quinta-feira, tem como objetivo capacitar e estimular prefeituras na adoção da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM), que ajuda na transformação digital de projeto e obras públicas.
Serão percorridas todas as regiões do Paraná para a aplicação do programa de capacitação, com o objetivo de ensinar gestores e servidores municipais e estaduais, em especial das áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil, a elaborar, contratar e fiscalizar estudos, projetos e obras em BIM.
Para o presidente da AMSOP, Anderson Barreto, a iniciativa vai permitir aos municípios do Sudoeste, segunda região do estado a receber a jornada, capacitar suas equipes técnica para, a partir desta ferramenta de inovação, melhorar significativamente os processos e projetos, dando mais celeridade, eficiência e transparência.
O BIM é uma metodologia inovadora que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos. Isso garante mais assertividade na execução de obras ao simular diferentes soluções e corrigir possíveis erros. A modelagem colabora para sustentabilidade, através de análises de eficiência, impactos técnicos e financeiros, assim como permite a comunicação através de ferramentas tecnológicas utilizadas pelos setores envolvidos com arquitetura, engenharia e construção.
Portal de Beltrão