Apenas 15% da população paranaense recebeu a dose bivalente da vacina contra a Covid-19. Foram foram aplicadas pouco menos de um milhão e meia de doses até a última semana, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.
O Portal de Beltrão foi até a 8ª Regional, conversar com a Chefe de Saúde, Nádia Zanella para obter mais detalhes sobre a nossa região.
Segundo Nádia, na 8ª Regional a procura pela Bivalente ficou em apenas 12% da população apta. A preocupação é maior é com pessoas que possuem algum tipo de comorbidade.
O Sistema Único de Saúde do Paraná disponibiliza uma ampla gama de 19 vacinas, abrangendo diversos ciclos da vida. Na infância, a criança deve receber 13 delas até completar 10 anos, incluindo segundas e terceiras doses, bem como reforços. Entre essas vacinas estão a BCG, hepatite B, hepatite A, meningite C, tríplice viral, varicela, DT (difteria e tétano), dTpa (tríplice bacteriana), DTP (difteria, tétano e coqueluche), pneumocócica 10, VOP e VIP (poliomielite), HPV, rotavírus, pentavalente e febre amarela. Todas essas vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde do Paraná.
Na adolescência, o processo de imunização continua, sendo essenciais as vacinas de HPV, meningocócica ACWY, hepatite B, DT e tríplice viral. Ao atingirem a idade de 18 anos ou mais, são recomendadas outras seis vacinas, levando em conta o histórico de vacinação prévio, inclusive para os idosos. Esses reforços são fundamentais para manter o organismo imune. Dentre elas estão a vacina da hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dupla adulto, Influenza e Covid-19. Essas medidas garantem uma proteção efetiva contra diversas doenças, preservando a saúde e o bem-estar da população paranaense.
Portal de Beltrão