O Governo do Estado realizou nesta sexta-feira (26/05), na Associação dos Municípios do Sudoeste – AMSOP, o lançamento do projeto Rede 399, da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL). A maratona de encontros vai apresentar, em 25 municípios paranaenses, as principais ações do Estado na área: o Plano Plurianual (PPA), que orienta o orçamento do Estado, e os programas Paraná Produtivo (Fase II) e Conecta399.
O projeto é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Comissão de Orçamento, tem apoio das governanças definidas pela primeira fase do Paraná Produtivo, e vem reunindo lideranças locais, setor produtivo, associações, universidades, deputados, prefeitos, vereadores e secretários municipais.
O evento, contou com a presença do secretário Estadual de Planejamento, Guto Silva, e de deputados estaduais da região e da Comissão de Orçamento da Alep.
“O projeto Rede399 surgiu da necessidade de fazer uma discussão ampla com a sociedade, sobretudo com as governanças que reúnem as entidades regionais, pois ninguém sabe mais sobre a realidade local do que os atores de cada região”, explicou o secretário de Planejamento, Guto Silva, que coordenou os eventos. “Com esta iniciativa, o planejamento regional será inserido no orçamento do Estado”.
Na ocasião, o presidente da AMSOP e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Manique Barreto, fez a entrega da Carta do Sudoeste, documento elaborado pelos municípios e que lista as prioridades e demandas e investimentos para a região.
“A AMSOP tem sido palco de importantes eventos e hoje, com o secretário Guto Silva e com os nossos deputados, teremos a oportunidade de seguir avançando no nosso desenvolvimento e, através da Carta do Sudoeste, incluir nossas prioridades em cada umas das áreas do planejamento do Governo do Paraná”, disse Anderson.
Portal de Beltrão com AEN