A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) abriu as inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Remanescentes. São 665 vagas disponíveis em 26 cursos de graduação.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 21 de maio. Segundo a UNILA, os candidatos podem realizar a inscrição com até duas opções de cursos.
De acordo com a universidade, as vagas ofertadas são aquelas que não foram preenchidas depois de convocados todos os candidatos em lista de espera do Sisu/2023, as decorrentes de cancelamentos antes do início do curso e as não preenchidas no Processo Seletivo Internacional.
A UNILA afirmou que não adotará reserva de vagas para políticas afirmativas neste processo seletivo.
O maior número de vagas são ofertadas para os cursos de Geografia - Bacharelado, com 39 vagas, História - América Latina, com 39 vagas, Filosofia – Licenciatura, com 37 vagas, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, com 35 vagas e Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, com 34 vagas.
A universidade informou que o curso de Medicina não será contemplado neste processo seletivo porque ainda há inscritos em lista de espera do Sisu 2023.
Quem pode participar
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter obtido no mínimo 300 pontos na prova de redação e não pode ter zerado nenhuma das demais provas do Enem.
Também não podem ser usadas notas de prova da qual o candidato participou como treineiro.
Em caso de empate, será dada prioridade de matrícula ao candidato que comprove ter renda familiar inferior a dez salários-mínimos, ou ao de menor renda familiar.
Para estudantes interessados em ingressar no curso de Música, além dos documento exigidos no edital e da carta de apresentação, é preciso encaminhar um vídeo, como prova de habilidades específicas, com uma apresentação musical, conforme descrito no edital.
Segundo a UNILA, a classificação será feita com base na média aritmética simples dos resultados obtidos nas provas objetivas e na redação do Enem (da edição escolhida pelo candidato), com exceção do curso de Música.
G1PR